tag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post4792045005783318045..comments2023-05-31T13:01:55.709-03:00Comments on A Bíblia sob três olhares: O justo de Habacuque em Romanos 1João Leonelhttp://www.blogger.com/profile/12375110226446251824noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-55314565532592284942010-06-15T10:54:59.167-03:002010-06-15T10:54:59.167-03:00Olá pessoal, o pensamento paulino se compreende a ...Olá pessoal, o pensamento paulino se compreende a partir de diferentes perspectivas teológicas e antropológicas que apontam à uma nova compreensão judaico-helênica do cristianismo primitivo. Que tal uma olhada em Gálatas 3,28?José Luiz Izidoronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-68024810099389461202010-05-28T16:44:09.565-03:002010-05-28T16:44:09.565-03:00Caro Esdras, o termo "validade contextual&quo...Caro Esdras, o termo "validade contextual" é, de fato, pouco explicativo. O que tenho em mente é a distinção entre uma certa perenidade tradicional de doutrinas intereclesiasticamente assumidas no Cristianismo e a inevitável historicidade de suas formulações. A questão em jogo pode ser assim formulada: o conceito "justificação pela fé" visava explicar o quê? Em função das mudanças sócio-culturais, de que maneira podemos, hoje, explicar melhor esse "o quê", sem incorrermos nas limitações históricas de períodos anteriores e sem deixar de nos apropriarmos criticamente da tradição.<br />Em outros termos, estou tentando formular um modo de compreensão da doutrina e da teologia que nos livre do essencialismo dogmático defendido pela Igreja Católica, através da afirmação "a essência do dogma é imutável, não sua formulação".<br />Continuemos a debater ...Julionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-8751841544884658892010-05-28T13:22:01.787-03:002010-05-28T13:22:01.787-03:00Kharis kai eirene
Prezado Júlio, não concordo com...Kharis kai eirene<br /><br />Prezado Júlio, não concordo com o amigo quando afirma que a "'justificação pela fé' foi uma boa interpretação dos textos nos tempos da Reforma"...e que sua "validade contextual se esgotou". Gostaria de discutir tais proposições, mas prefiro esperar o desenvolvimento do assunto pelo estimado professor, bem como os olhares dos outros rapsodos. Acredito que além das justificativas lexicais e semiológicas apresentadas, teremos mais informações a respeito de vossa interpretação, razão pela qual prefiro aguardar o desenvolvimento do assunto até sua conclusão.<br />Apenas para não dar-me como esquecido: contestar a validade da justificação pela fé e tudo o que a Bíblia ensina sobre o assunto parece (para não ser mais enfático) heresia.Esdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-5916244694519743992010-05-27T17:12:31.695-03:002010-05-27T17:12:31.695-03:00Kharis kai eirene
Ao ler o referido texto, difere...Kharis kai eirene<br /><br />Ao ler o referido texto, diferente do Anderson Oliveira, não vejo uma desconstrução da sola fides, muito menos "ruir" a doutrina da justificação pela fé. Vejo possibilidade libertadora mediatizada com uma releitura de um texto clássico. O mesmo também pode acontecer se na leitura de Jo 15.2, o verbo "airo" em vez de ser traduzido por "tira", "arranca", etc., fosse traduzido pelo seu equivalente semântico mais próximo, "levanto", "tomo". Quantas "doutrinas" não são desafiadas com essa releitura?Esdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-64567470637708163712010-05-27T15:33:40.587-03:002010-05-27T15:33:40.587-03:00A "justificação pela fé" foi uma boa int...A "justificação pela fé" foi uma boa interpretação do texto nos tempos da Reforma, ajudando a igreja cristã a construir melhor a sua compreensão do ato salvífico. Entretanto, como qualquer doutrina, sua validade contextual se esgotou. isso não quer dizer que ela não tenha mais nenhum papel a desempenhar na reflexão teológica. Penso, porém, que vivemos em uma época que demanda outra formulação da compreensão do que significa "ser salvo".Julionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-31607052636776630192010-05-27T10:26:08.889-03:002010-05-27T10:26:08.889-03:00Portanto, o evangelho é o poder de Deus para a jus...Portanto, o evangelho é o poder de Deus para a justificação de todo aquele que é fiel!!!<br /><br />Nossa, quanta diferença! E a doutrina da justificação pela fé de Paulo, há fundamentos para ela já que este texto, uma de suas mais tradicionais colunas, acaba de ruir (pelo menos aqui no blog)? Outros textos a confirmam ou essa leitura deve servir para nos orientar na interpretação de outros textos como esse na obra paulina?<br /><br />É uma daquelas exegeses difícieis de engolir para tanta gente, mas que recebo-a com alegria e até alívio!<br /><br />Parabéns prof. Julio!Anderson de Oliveira Limahttps://www.blogger.com/profile/13283171733824405354noreply@blogger.com