tag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post5851752563993331085..comments2023-05-31T13:01:55.709-03:00Comments on A Bíblia sob três olhares: Mito e Linguagem, outro olharJoão Leonelhttp://www.blogger.com/profile/12375110226446251824noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-35867119176950708342010-08-26T16:10:44.972-03:002010-08-26T16:10:44.972-03:00Sim Julio,rs, mas houvera um mal-entendido. A refe...Sim Julio,rs, mas houvera um mal-entendido. A referência à "mais contemporânea" teve a ver com sua indagação mencionando as linhas do século XIX, e não ao Habermas.<br />Não sou da área, apenas leitor interessado, e só pude ler desses outros o Richard Rorty, acompanhando algo dele mais indo adiante com o Charles Taylor em "Argumentos Filosóficos".<br />De qualquer forma, servem somente para ajudar a dar uma idéia geral a quê estou tratando. Então, o quê acha desta proposta, na questão específica de uma via média de abordagem ante o binarismo entre os analistas linguísticos ( e mais além, a moda derridista no Brasil) e os positivistas?Rodrigohttp://bibliosofia-informadordeopiniao.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-65003643927113810842010-08-26T11:53:54.103-03:002010-08-26T11:53:54.103-03:00Rodrigo,
Lemos gente diferente, o que não é nada e...Rodrigo,<br />Lemos gente diferente, o que não é nada estranho. Só discordo da adjetivação "mais contemporâneas", pois Putnam e Habermas estão bem vivos e escrevendo, o que não se pode dizer de Santayana ...<br />Quanto à linguagem, além dos dois mencionados, meus estudos passam por Davidson, Rorty, Apel, Greimas, etc.Julionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-82235946889815720572010-08-25T14:24:34.845-03:002010-08-25T14:24:34.845-03:00Grande Júlio,
obrigado pela atenção na resposta. M...Grande Júlio,<br />obrigado pela atenção na resposta. Mas bem, eu teria por referência as discussões mais contemporâneas, Roy Bhaskar, George Santayana, entre outros. Interessante que temos John Polkinghorne e Arthur Peackoke que desenvolvem ótimos diálogos nesta perspectiva entre "ciência e religião".<br /><br />Eu vejo que na área da linguagem, quem oferece bons ganchos é o MacIntyre, com uma ótima apropriação por Paul L. Holmer para a teologia e seus escopos. Porque abandonando o positivismo lógico, também consideraria igualmente ingênuo o construcionismo radical que impera muito hoje nos estudos literários; e vejo que acaba que separa as coisas em departamentos estanques, independentes, sem considerar as interações por ambas terem alegações e crenças sobre o mundo, lidando com muitos âmbitos em comum no mundo; como dizia um colega, "se a matemática for só uma construção, troco errado é quebra de paradigma", rsrs.<br /><br />AbçsRodrigonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-81247563909980044372010-08-25T11:58:56.864-03:002010-08-25T11:58:56.864-03:00Rodrigo, uma resposta "acadêmica"... dep...Rodrigo, uma resposta "acadêmica"... depende do que você entende por realismo crítico. Minha própria posição filosófica sobre a realidade pode ser chamada de "realismo crítico", posto que acompanho H. Putnam e J. Habermas (entre outros) nesse tópico. Já o "realismo crítico" dos velhos escoceses (séc. XVIII-XIX) não me parece uma boa via ...<br />Abs e grato pela participação em nosso blog!Julionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4484450157298274702.post-66347041410327811612010-08-24T21:53:19.785-03:002010-08-24T21:53:19.785-03:00Júlio,
saudações.
Até que ponto você considera q...Júlio,<br /><br />saudações.<br /><br />Até que ponto você considera que o realismo crítico pode ser uma via boa para lidar com isso na linguagem, aplicando-o ante ao binarismo entre as posições objetivistas e congêneres, e ante as posições instrumentalistas e analistas linguísticos, que de certa forma ambos desembocam, ao meu ver, num "conflito" ou "independência" entre a razão instrumental e outras?<br /><br />Abçs, e parabéns, parabenzasso, a vocês três por seu biblioblog fantástico e sui generis.Rodrigohttp://defideorthodoxa-informadordeopiniao.blogspot.comnoreply@blogger.com