quinta-feira, 29 de abril de 2010

Teologia: criação de novos vocabulários

Enquanto preparamos os posts sobre Apocalipse 12, vamos conversando sobre exegese e teologia. Temos tido algumas discussões muito interessantes nestes primeiros dias como blogueiros. A maioria delas tem girado ao redor da questão da validade ou legitimidade de teorias, métodos, conceitos usados na interpretação da Bíblia ou frutos da interpretação da Bíblia.

Quando olhamos para a história da exegese e da teologia percebemos que o trabalho de exegetas e teólogos é, na prática, criar novas metáforas, inventar novos textos, novos vocabulários. E novos vocabulários são exatamente o que nos desafia, a partir do momento em que nos acomodamos aos antigos vocabulários. É assim com a teologia, com a exegese, ou com qualquer área do saber humano. Nós criamos permanentemente novos vocabulários mas só alguns deles "pegam". Quando "pegam" nós nos esforçamos por mantê-los, tratamo-los com carinho, paixão, até mesmo amor. Mas, um belo dia, eles envelhecem, perdem a sua força, a sua capacidade de nos encantar, de nos desafiar, de nos fazer ficar de bem com a vida.

Quando isso acontece, é hora de criar novos vocabulários. O círculo virtuoso do pensamento assim recomeça. Novos vocabulários são criados, trocamos conversas e discussões sobre esses novos vocabulários e, mais dia menos dia, um desses novos vocabulários "pega". Ficamos reencantados, nos acertamos com a vida, achamos sentido para o que pensamos, sentimos, fazemos. Os novos vocabulários passam a fazer parte de nossos corpos. Chegará, porém, um dia em que os novos vocabulários, como nossos corpos, ficarão velhos ...

Um comentário:

  1. Caro Zabatiero, também esse novo vocabulário, de dizer que tudo é vocabulário, um dia ficará, também, velho? E, nesse dia, então, as coisas voltarão a ser mais que... vocabulário? Ou essa declaração, ao contrário de tudo o mais, que é vocabulário, essa, não, essa é descrição da realidade tal qual ela é? Ou seja: devo levar a sério, ou é jogo lingüístico?

    ResponderExcluir