terça-feira, 25 de maio de 2010

O justo em Romanos

Começo, com certo atraso, a discussão de um novo texto. Proponho Romanos 1.16-17:

"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá por fé" (Bíblia Sagrada. Tradução de Almeida, versão atualizada).

Gostaria apenas de introduzir a discussão. Uma primeira questão é que Romanos trabalha de modo mais enfático o "justo" do que a "justificação", visto que o primeiro termo propõe um aspecto relacional, enquanto o segundo se inclina para um aspecto situacional.

Uma segunda questão diz respeito à tradução da citação feita de Habacuque, que recebe uma primeira versão de Paulo, mas seguem-se várias versões no decorrer da história.

Uma terceira abordagem se relaciona à interpretação contextual que é vital para o entendimento da carta. Ao invés de vê-la como um texto teológico sem a contaminação de questões contextuais, como propôs Melanchton, e parece que foi seguido pela grande maioria dos intérpretes/leitores da carta, é fundamental integrar em sua interpretação os aspectos do contexto histórico vivido pela igreja em Roma.

Fico por aqui, aguardando outras opiniões para que possamos prosseguir.

2 comentários:

  1. Particularmente, considero a carta aos Romanos um texto difícil. Tenho estudado algumas porções dela este semestre e há pontos que ainda me parecem indecifráveis. A proposta de meditar sobre esta carta é, portanto, muito bem-vinda.

    Chamou-me a atenção a importância levantada para a questão contextual. Paulo anunciou antes dos versos 16 e 17 sua intenção de ir até Roma para dar (v. 11), compartilhar (v. 12) e receber (v. 13), e estou de acordo de que mais do que desenvolver um credo teológico, ele segue justificando a necessidade que via de visitar Roma.

    Deixo para outro momento os comentários sobre os outros pontos levantados, até porque, estou com uma grande "?" quanto ao uso mais enfático do "justo" do que da "justificação".

    ResponderExcluir
  2. Anderson,

    Obrigado pela mensagem.

    Acho, pessoalmente, que Romanos tem sido injustiçada em seu uso pela igreja. Seja pela abordagem "sistematizada", seja pela falta de abordagem contextual. Resultado? A carta de maior uso na história da igreja tem sido pouquíssimo lida hoje em dia.

    Vamos mais à frente interagir a partir das demais questões.

    Um abraço!

    ResponderExcluir