terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma Linda e Grande Mulher

Uma das coisas que semioticistas gostam de fazer é estudar as caracterizações das personagens textuais. Concordo com Leonel - a mulher é a personagem principal da perícope, que assim a caracteriza:
(1) Cananéia, dos lados de Tiro e Sidom; (2) mesmo sendo uma gentia, impura e adversária do “povo de Deus” (Cananéia), ela se dirige a Jesus como rei de Israel (Senhor, filho de Davi); (3) está aflita, descrevendo sua filha como “malignamente endemoninhada” (não só endemoninhada, mas malignamente, terrivelmente endemoninhada); (4) faz o que um hebreu (quem precisa de Deus) deve fazer: “clama”, grita; (5) é teimosa, pois mesmo sendo repelida por Jesus em sua primeira tentativa, continua: aproxima-se dele e se prostra a seus pés, clamando de novo: Socorre-me! (este mesmo verbo grego é usado em Ap 12,13 com a terra como sujeito, socorrendo a mulher ao engolir a água enviada pelo dragão – ao todo, só é usado 8 vezes em o NT, sempre no sentido de ajuda, socorro, quase libertação); (6) não só é teimosa, é persistente, pois reage à segunda rejeição de Jesus; (7) é sábia teóloga, pois na reação à segunda rejeição de Jesus, usa um poderoso argumento, baseado na experiência de vida e na caracterização de Deus na tradição teológica do Judaísmo – se nós humanos damos nossa migalhas aos nossos cães domésticos, como Deus não dará suas migalhas a nós “cananeus”? – lembra-se de que Jesus usa argumento semelhante em Mateus 7,7-11? Assim, ela corrige o próprio Mestre que veio só para os perdidos israelitas! (8) De acordo com o próprio Jesus, ela é mais crente do que seus discípulos, pois enquanto ela tem grande fé, os discípulos de Jesus têm pequena fé (Mt 8,26); (9) a mulher Cananéia é discípula gentia de Jesus, como o centurião do capítulo 8 (5-13), cujo servo ficou também curado (o mesmo verbo grego é usado em 15,28; 8,8 e 13) – em contraste com o povo incrédulo de Israel, que não pode ser curado (mesmo verbo) Mt 13,15; (10) discípula e intercessora, pois graças à oração de mulher, a filha ficou livre, exorcizada, curada, salva (termos sinônimos em Mateus).

Quem tem ouvidos para ouvir ...

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